O que é conciliação das máquinas de cartões?

 

 

Tempo de leitura: 1 minuto

 

 

Você sabe o que é conciliação.jpg

Conciliação de cartões é uma forma de ter controle financeiro de suas vendas. É um processo de verificação e validação das transações realizadas com cartões de crédito, débito e voucher. Envolve a conferência dos dados financeiros apresentados pela operadora do cartão, como valores de pagamento, mensalidades, taxas e descontos. A conciliação de cartões é importante para o fluxo de caixa da empresa, pois confronta todas as suas transações realizadas até o depósito bancário. Assim, é possível saber se você realmente está recebendo tudo que foi vendido.

 

 

Existem duas possibilidades de fazer a conciliação das operações das máquinas de cartão, uma é de forma manual, e a outra é automatizar o processo contratando um software de conciliação.

 

 

Confira abaixo as características de cada uma delas:

 

 

Conciliação manual

 

Na maioria dos casos a conciliação manual exige muito tempo, recurso humano e ainda assim está suscetível a erros como cancelamentos e chargebacks não identificados.  Além disso, para estabelecimentos que possuem muitas adquirentes, a dificuldade é ainda maior, pois dependem da disponibilidade de informações no portal de cada uma das adquirentes tornando a conciliação um processo exaustivo e sujeito a falhas.

 

 

Conciliação automatizada

 

Neste formato de conciliação o processo é mais rápido e eficiente. No geral os sistemas de conciliação de cartões são online e concentram todas as informações de vendas das adquirentes em uma única plataforma. O sistema facilita a conferência de vendas, pagamentos e taxas, disponibilizando os dados conciliados de forma mais completa do que o portal disponibiliza, permitindo ter um controle e transparência sobre todas as transações.  O sistema de conciliação permite auditar as taxas, conferir e analisar os débitos como cancelamentos, chargbacks, cobranças de planos, anuidades e ainda controlar das antecipações, fazendo a validação se de fato as vendas foram creditadas na conta bancária.